Por: Shu Peng Fon / Marianna Andrade
Com o impacto da Covid-19 na rotina das instituições de saúde, desde a identificação do primeiro caso de infecção pelo vírus no Brasil, em fevereiro de 2020, os gestores e profissionais do Hospital do Coração de Alagoas também foram afetados pela pandemia.
A equipe multidisciplinar buscou priorizar e criar diretrizes para o atendimento e alocamento dos pacientes que chegassem à instituição com sintomas gripais e de Covid-19. Tudo para que houvesse maior agilidade no atendimento, diagnóstico e tratamento dos pacientes - o que está diretamente relacionado à Segurança do Paciente.
Há 4 anos, o Núcleo de Segurança do Paciente preenche o 'Formulário de Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente nos Serviços de Saúde com leitos de UTI do Brasil’, este que é solicitado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), onde, pelo 3° ano consecutivo, o Hospital do Coração de Alagoas obtive Alta Conformidade (71,43%).
É importante ressaltar que mesmo diante de um cenário pandêmico, o preenchimento da avaliação evidencia a aplicabilidade dos protocolos de segurança do paciente, bem como a capacitação da equipe para melhoria da segurança de nossos pacientes.
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Dr. Ricardo César Cavalcanti
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