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Dicas de Saúde

Hipertensão: cuidado com o sal, prefira temperos naturais

      A Organização Mundial de Saúde determina a necessidade nutricional de sódio para os seres humanos em 5g de cloreto de sódio ou sal de cozinha, que corresponde a 2g de sódio, sendo esta  a quantidade máxima saudável para a ingestão alimentar diária. O consumo brasileiro corresponde a mais que o dobro do recomendado(em torno de 4,7g de sódio/pessoa/dia).

    O resultado de seu consumo em excesso pode ser: hipertensão arterial, eventos cardiovasculares e renais, além de cefaleia, retenção hídrica e etc. Além disto este sal de cozinha após passar pelo processo de refinação perde os nutrientes, sem falar nos aditivos químicos que o mesmo recebe no processamento.

     Como alternativa vamos utilizar ervas e temperos naturais, segue uma receita excelente para temperar as comidas:

SAL DE ERVAS 

Anota aí a receita:

2 colheres de sopa de orégano seco

2 colheres de sopa de manjericão

2 colheres de sopa de alecrim seco 2 colheres de sopa de salsinha seca

2 colheres de sopa de gergelim tostado

1 colher de chá de sal marinho ou sal grosso ou sal rosa.

✔Bata tudo no liquidificador e armazene em um pote de vidro.

Por Isabela Maranhão - Nutricionista

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