Portal Médico
Esqueci a senha
Buscar:

Dicas de Saúde

4 razões para eliminar o consumo de refrigerantes

Presente em grande parte das refeições na casa de milhares no mundo todo, o refrigerante pode estar diretamente ligado a problemas de saúde que mais preocupam os médicos atuais, dentre elas, a obesidade. Para ajuda-lo a diminuir ou até mesmo eliminar o consumo de refrigerantes em sua vida, trazemos aqui 4 razões para tal decisão:

1 – Sistema Imunológico 

Quem consome refrigerante no lugar de bebidas saudáveis como a água, sucos e leite, tem menor probabilidade de consumir a quantidade adequada de vitamina A, cálcio e magnésio. O ácido fosfórico contido no refrigerante esgota os dois últimos nutrientes citados do organismo, sendo que, os mesmos ajudam a manter a imunidade funcionando com força máxima.

2 – Envelhecimento Precoce

Todos os refrigerantes de cola (normal, diet, light ou zero) contêm fosfato, ou o ácido fosfórico, que é o que dá à bebida o seu sabor típico e aumento seu tempo de conserva. Mesmo que tal componente exista em muitos alimentos integrais, como a carne, leite e nozes, ácido fosfórico em excesso pode levar a problemas cardíacos e renais, perda muscular e osteoporose, além de pesquisas apontarem que até pode acelerar o envelhecimento.

3 – Câncer

Em 2011, a instituição sem fins lucrativos Centro de Ciência para o Interesse Público solicitou à Administração de Alimentos e Drogas americana para proibir o corante artificial caramelo usado para fazer Coca-Cola, Pepsi e outros refrigerantes marrons. O motivo: dois contaminantes na coloração, 2-metilimidazole e 4-metilimidazol, que já causaram câncer em animais. De acordo com uma lista proposta na Califórnia de 65 de produtos químicos conhecidos por causar câncer, apenas 16 microgramas por pessoa por dia de 4-metilimidazol é o suficiente para representar uma ameaça de câncer. Qualquer refrigerante (normal, diet, zero) contêm 200 microgramas por 570 ml.

4 – Problemas nos dentes

Nos EUA, dentistas até deram o nome de um refrigerante (boca “Mountain Dew”) para uma condição que eles veem em um monte de crianças que o bebem demais. Elas acabam com a boca cheia de cáries causadas por níveis de açúcar em excesso.

Além disso, um ingrediente chamado óleo vegetal bromado, ou BVO, adicionado para evitar que o aroma separe-se da bebida, é um produto químico industrial usado como retardador de chamas em plásticos. Também encontrado em outros refrigerantes e bebidas esportivas baseados em citros, o produto químico tem sido conhecido por causar distúrbios de memória e perda nervosa quando consumido em grandes quantidades. Os pesquisadores também suspeitam que o produto químico se acumula na gordura do corpo, podendo causar problemas de comportamento, infertilidade e lesões nos músculos do coração ao longo do tempo.

CNPJ: 01.454.407/0001-51
Dr. Ricardo César Cavalcanti
CRM/AL 2562 / RQE 3761

Endereço

Av. Ariosvaldo Pereira Cintra, 152

Gruta de Lourdes - Maceió/AL

CEP 57052-580

Telefones

(82) 2123.3456

(82) 2123.3499

Redes Sociais


Portal do Colaborador

ENTRAR
Ao navegar neste site, você aceita os cookies para melhorar sua experiência.